Índice
Ganhe seu dinheiro de volta com a recuperação de crédito tributário!
Aprenda a realizar a recuperação de crédito tributário e ganhe um fôlego financeiro em sua empresa
Que a tributação brasileira é uma das mais complexas do mundo, isso você já sabe, mas e se eu te contar que devido a essa complexidade, você pode estar pagando mais impostos do que o devido? Pois é!
Mas a boa notícia é que você pode recuperar esses valores que são seus por direito e nós, da Exata Contabilidade, vamos ensinar como.
Então continue conosco para saber como realizar a recuperação de crédito tributário!
O que é a recuperação de crédito tributário?
Em primeiro lugar, é importante que você entenda o que, de fato, é a recuperação de crédito tributário. Sendo assim, podemos entendê-la como um processo legal que dá o direito a empresas de recuperarem os valores pagos além do correto ou em duplicidade à União, aos estados e aos municípios referentes a impostos, taxas e contribuições.
Sendo assim, todas as empresas, com exceção dos Microempreendedores Individuais (MEI), podem solicitar a recuperação de crédito tributário, independentemente do seu porte, segmento ou regime tributário em que está enquadrada, desde que tenham valores pagos a maior nos últimos 5 anos.
Isso significa que se você tem um comércio que não seja registrado como MEI, poderá ter direito a receber de volta os valores pagos a maior em tributos.
Mas como saber se você tem direito a recuperar esses valores e como realizar esse processo? É sobre isso que vamos falar a seguir. Acompanhe!
Como fazer a recuperação de créditos tributários?
Primeiramente, é importante que você saiba que a solicitação da recuperação de crédito tributário pode ser feita de duas formas:
- Pela esfera administrativa: trata-se do processo mais rápido, mas só é permitido para tributos que possuem autorização de restituição e/ou compensação em Instruções Normativas, como acontece com o PIS e COFINS monofásicos;
- Pela esfera judicial: trata-se de um processo mais demorado, tendo em vista que envolve o questionamento sobre a ilegalidade do recolhimento do tributo, mas costuma ser o meio mais comum. Foi o que aconteceu com a Magazine Luiza, que obteve a recuperação de crédito tributário em um valor de cerca de R$ 250 milhões de reais devido à solicitação judicial da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Exata Contabilidade (@exatacontabilidade9)
Posto isto, você pode recuperar o crédito tributário seguindo os passos abaixo:
- Faça o levantamento de todos os dados fiscais da sua empresa nos últimos 5 anos;
- Faça a revisão fiscal;
- Reúna as documentações necessárias;
- Dê entrada no processo de recuperação de crédito tributário;
- Acompanhe o andamento do processo;
- Fique atento aos prazos para recursos e para utilizar o crédito tributário.
Todo esse processo demanda atenção, conhecimento e domínio da legislação tributária. Por isso, deve ser realizado por profissionais especializados em assuntos fiscais.
Dessa forma, não hesite em contar com a Exata Contabilidade!
Quer recuperar seus créditos tributários? Conte com a Exata Contabilidade!
Nós, da Exata Contabilidade, somos especialistas em assuntos fiscais, atuando principalmente:
- No assessoramento sobre a legislação fiscal;
- No Apontamento de erros e correções
- Na elaboração de um planejamento tributário efetivo;
- No cuidado para uma documentação atualizada e regularizada.
Dessa forma, temos a expertise necessária para manter sua empresa atualizada e em conformidade legal, assim como para analisar a sua situação fiscal, identificando irregularidades no recolhimento de tributos e cuidando do processo de solicitação da recuperação de crédito tributário.
Então nos envie uma mensagem agora mesmo para que possamos ajudar você a recuperar o dinheiro que é seu por direito!
RECUPERE JÁ O SEU CRÉDITO TRIBUTÁRIO COM O NOSSO SUPORTE!