Índice
Passo a passo de como elaborar o seu orçamento empresarial
Confira o guia passo a passo de como elaborar o seu orçamento empresarial sem complicações
O orçamento empresarial é uma ferramenta imprescindível do planejamento financeiro das empresas, permitindo a projeção de suas receitas e despesas em um determinado período.
Sendo elaborado de forma anual ou mensal, o seu principal objetivo é fazer com que a empresa gaste menos do que fatura, direcione melhor os seus recursos e aumente os seus lucros.
Mas você sabe como elaborar esse orçamento de forma efetiva em sua empresa?
No artigo de hoje, preparamos um guia passo a passo de como elaborá-lo de forma simples e efetiva.
Confira!
Leia também:
- Como administrar finanças e evitar perdas em seus negócios
- Custos e despesas: quais são?
- Controle de fluxo de caixa: quais os trâmites?
1 – Diagnóstico financeiro
A primeira etapa da elaboração do orçamento empresarial é o diagnóstico geral e real da situação financeira do negócio.
Para tanto, deve-se analisar os relatórios do ano ou dos últimos meses, e os indicadores de sua empresa, como lucro, prejuízo, volume de vendas, faturamento, custos e despesas, gastos com tributos etc.
2 – Estabeleça os objetivos para o período
Para elaborar um orçamento empresarial efetivo, é necessário definir objetivos financeiros realistas e possíveis para o seu negócio, como aumentar o faturamento em 20% em seis meses, reduzir os custos em 10% em um determinado período, etc.
3 – Projete suas vendas
Você também precisa fazer uma estimativa de quanto sua empresa espera vender em um determinado período.
Essa estimativa é fundamental para projetar outros elementos, como investimentos, custos e despesas.
Para fazer a sua projeção de vendas, será necessário considerar todos os canais de venda do negócio e todos os produtos e/ou serviços oferecidos.
Em seguida, deve-se calcular o volume médio de vendas para cada produto e canal, estimando quanto você precisará vender no período determinado com base em seu atual histórico.
4 – Faça uma estimativa das demais receitas
O próximo passo é incluir todas as demais receitas esperadas para o período. Afinal, além das vendas, a sua receita também pode ser obtida através de locações, dinheiro de aplicações financeiras etc.
5 – Liste todos os seus custos e despesas
Também é necessário listar todos esses gastos e fazer uma estimativa para o próximo ano. Essa também é uma ótima oportunidade para planejar o corte e a redução estratégica desses gastos.
6 – Calcule o ativo fixo
O seu orçamento também deve incluir o ativo fixo do negócio, tanto os tangíveis quanto os intangíveis. Ou seja, todos os bens e direitos fixos que garantem o seu funcionamento.
7 – Planeje seus investimentos
Os seus investimentos também precisam ser incluídos no seu orçamento. Portanto, indique de onde virá o dinheiro necessário destinado a tais investimentos.
8 – Utilize a tecnologia para organizar todas essas informações
Ao utilizar uma planilha ou software específico para organizar e registrar todas as informações levantadas, você garante um orçamento mais efetivo e seguro.
Conte com o suporte especializado da Exata Contabilidade
Como foi possível observar, a elaboração de um bom orçamento empresarial demanda o conhecimento contábil, financeiro e estratégico.
Assim, para que você tenha a garantia e a segurança de elaborar um documento preciso e efetivo, é essencial contar com o suporte de especialistas contábeis.
Desse modo, saiba que nós, da Exata Contabilidade, somos especialistas em serviços contábeis, o que inclui a elaboração de orçamento empresarial, e vamos ajudar você em todo esse processo.
Entre em contato conosco!
CLIQUE AQUI PARA GARANTIR A ELABORAÇÃO DE UM ORÇAMENTO EFETIVO!